O dom de descobrir e se encantar!

A cada descoberta, um aprendizado;

A cada aprendizado, uma lição;

A cada lição, uma dúvida;

A cada dúvida, um novo desafio;

A cada desafio, uma nova descoberta;

E em cada descoberta, algo para se encantar!

E assim, segue a nossa vida!



EDUCAÇÃO

A violência está cada vez mais invadindo as salas de aulas por todo o país. E de quem é a responsabilidade pela falta de educação e respeito de alguns alunos? Dos professores? Dos pais? Hoje, além de ensinar os conteúdos curriculares, cabe ao professor transmitir boas maneiras aos alunos; isto é um dever dos pais. Falta educação doméstica. As crianças estão sendo educadas pela TV, Filmes e novelas as quais não educam, distorcem os poucos hábitos que ainda restam a algumas crianças. Talvez a ausência das mães nos lares devido ao fato de trabalharem fora de casa para contribuir com o orçamento doméstico, diferente da realidade do passado na qual cabia a elas educarem os filhos e ensiná-los bons constumes, boas maneiras e bons modos, contribua para que filhos violentos aumentem. Antes, o pai contribuia para que a família permanecesse unida e estruturada. Entretanto, o que vemos são lares destruídos, filhos adoecidos emocionalmente, crianças neglicenciadas pelos pais e familiares; pobreza e principalmente carência afetiva, social, emocional e econômica de muitas familias, além da ausência de conhecimento social, cultural e educacional de muitos pais e responsáveis.
è necessário que todo o estado e nação despertem o quanto antes para conter essa onde violência nas escolas, para que se evite massacres e assassinatos em escolas e universidades, como já o lemos ou assistimos em jornais ao longo do planeta.


A EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA TELEVISÃO BRASILEIRA


Antigamente, pais e filhos sentavam-se durante as refeições e nestes encontros conversam sobre o dia-a-dia deles, explicando sobre os acontecimentos do cotidiano, exemplificando-os, apontando as possíveis causas e soluções. Havia diálogo, compreensão, solidariedade. Hoje, quem educa os filhos é a televisão. Ela que ensina sobre os acontecimentos de uma forma direta, através de exemplos muitas vezes chocantes. E que péssima programação televisiva. Ela quem dita o modo de agir, ser, viver e fazer das pessoas. Os programas educativos não são nada educativos e os desenhos: lutas, trapaças, guerra, valores sociais e humanos deturpados. Já se foi o tempo em eles educavam as crianças que ao ser justo, honesto, companheiro e solidário eram qualidades que tornavam as pessoas boas, de respeito e de bom caráter, valores estes que estão ficando esquecidos nas informações transmitidas pela televisão. Os noticiários: mortes, violências, corrupção, assaltos, dentre outros e infelizmente, todos ficam passivos e pasmos com as mesmas e continuam absorvendo todas as péssimas informações; pior de tudo isso, é que reportagens como essas dão altos índices de audiência. Cadê os valores, qualidades, cultura importantes para o crescimento de cada um? E as novelas: sexo, traição, crueldade, vingança, inveja etc. Apenas no último capitulo, descobrem-se alguns bons exemplos. Filmes: repetidos de centenas de vez, explorando os mesmos temas das novelas. Mesmo sabendo que antes de cada programação aparece a indicação etária, cabe aos telespectadores serem os primeiros a combaterem essas deformações sociais veiculadas pela mídia e exigir uma programação educativa que realmente as ensinem a serem cidadãos conscientes, críticos e atuantes, modificadoras desse cenário cruel da nossa sociedade e transmitindo para os mais jovens o verdadeiro valor humano que cada um deve e pode ter para melhorar vida pessoal e convívio social. Pense e reflita: até que ponto a TV está conduzindo sua vida